Administração Federal da Aviação dos EUA (FAA) aprova o primeiro carro aéreo

Administração Federal da Aviação dos EUA (FAA) aprova o primeiro carro aéreo

O futuro está aí, e terá sem dúvida algum impacto no turismo, em especial na mobilidade que hoje conhecemos.

A Administração Federal de Aviação (FAA) aprovou o primeiro carro aéreo do mundo, e é 100% eléctrico. Um futuro que também será ambientalmente consciente.

Se os automóveis podem entrar na água e transformar-se num barco, então esta ideia não é assim tão absurda.

A Alef Aeronautics produz este carro voador, apelidado de "Modelo A", e afirma ter recebido autorização legal da FAA para testar o carro na estrada e nos céus. O carro ainda não está disponível para o público em geral, mas é possível fazer uma pré-encomenda do veículo.

O carro recebeu uma certificação especial de aeronavegabilidade da FAA.

"O significado histórico deste projeto não pode ser exagerado", disse o Presidente Executivo da Alef, Jim Dukhovny ao USA TODAY. "Embora tenha havido pioneiros como Terrafugia, Paul Moller e Henry Ford, esta é a primeira vez que um veículo, no sentido tradicional (estaciona e circula à semelhança de um carro tradicional, funciona e tem o aspeto de um normal automóvel), mas já recebeu autorização para voar. É também importante que o Alef seja o primeiro totalmente eléctrico a receber autorização para voar. E, por último, mas não menos importante, a capacidade de descolagem vertical é fundamental para a conceção que a maioria das pessoas tem de um 'carro que voa'."

Espera-se que o carro custe 300.000 dólares quando chegar ao mercado. Já pode entrar na lista de pré-encomenda por $150 ou $1.500 para um lugar prioritário.

 

Fonte USA Today, 2023 July 3

05 Julho 2023